Os nossos convidados

Basilio Monteiro

Basilio Monteiro, Ph.D., é Professor Associado no Departamento de Comunicação em Massa e Diretor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Internacional na Universidade de St. John, em Nova York. Sua especialização está na área de Comunicação Internacional e ele ministra disciplinas como Comunicação e Desenvolvimento Global, Mídia e Política Pública, Mídia e Políticas de Construção da Paz, Mídia e Direitos Humanos, Mídia e Diplomacia Pública, Ética na Ecologia Digital, entre outras disciplinas relacionadas.

Helena Sousa

Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Comunicação, Universidade do Minho, desde 2011, Helena também é atual Presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), em Portugal. Doutorada, em 1996, em Política da Comunicação (City University, Londres), tem coordenado e participado em projetos de investigação, nacionais e internacionais, sobre a regulação dos média, políticas de comunicação e jornalismo. É Editora do European Journal of Communication (Sage), Full Member do Euromedia Research Group e tem colaborado, nesta área, com o Conselho da Europa e com o Observatório Europeu do Audiovisual. Foi Diretora do Doutoramento em Ciências da Comunicação, Vice-Presidente e Presidente do Instituto de Ciências Sociais (UMinho), Co-coordenadora do POLObs, Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura e Presidente do Conselho Cultural da Universidade do Minho. Trabalhou no Jornal de Notícias, no Porto, entre 1988 e 1991. Preside à ERC desde o dia 7 de novembro de 2023.

Rafael Capurro

Professor emérito na Universidade de Stuttgart, na Alemanha, Capurro é licenciado em Filosofia, Colegio Máximo, Universidad del Salvador, Buenos Aires, Argentina (1971). Pesquisa em documentação, Zentralstelle für Atomkernenergie-Dokumentation (ZAED), Karlsruhe, Alemanha (1972-75). Doutor em Filosofia, Universidade de Düsseldorf, Alemanha (1978). Pós-doutor em Filosofia Prática (Ética), Universidade de Stuttgart Alemanha (1989). Docente na Instituto de Filosofía de la Universidad de Stuttgart Alemanha (1989-2004). Professor (emeritus) em Ciência da Informação e Ética da Informação, Universidade dos Medios de Stuttgart, Alemanha (1986-2009). Membro do European Group on Ethics in Science and New Technologies (EGE) to the European Commission (2000-2010). International Center for Information Ethics (ICIE), Fundador, Chair (1999-2018); International Review of Information Ethics (IRIE) Fundador, Editor in Chief, 2004-2018); Capurro Fiek Foundation for Information Ethics (2010) Fundador. Sitio web: http://www.capurro.de/home_port.html.

Paulo Nuno Vicente

Professor Associado de Media Digitais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde fundou e coordena o iNOVA Media Lab, um laboratório de investigação e desenvolvimento dedicado às áreas da narrativa imersiva e interativa, impacto social da Inteligência Artificial, plataformas web e redes sociais, inovação e transformação digital, visualização de informação e comunicação de ciência. Na NOVA FCSH, coordena o Doutoramento em Media Digitais. Integra o grupo de especialistas do Conselho da Europa sobre Inteligência Artificial e Educação. É autor de vários artigos científicos e capítulos de livro publicados internacionalmente e da obra Os Algoritmos e Nós, editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Foi distinguido com o German Marshall Fund of the United States Fellowship (2016) e com o Prémio Calouste Gulbenkian – Conhecimento (2019), pela cocoordenação do programa de divulgação científica 90 segundos de Ciência. 

Fernando Oliveira Paulino

Fernando Oliveira Paulino é docente da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Professor visitante da TU Dortmund (2020-2021) e da George Washington University (2022). Presidente da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), um dos fundadores e membros da Diretoria da Organização Interamericana de Defensoras e Defensores da Audiência (OID) e um dos criadores e pesquisadores da Cátedra UNESCO “Comunicación pública para la justicia social, los derechos humanos y el desarrollo territorial” (Comunicar). Pesquisador CNPq (Pq2), Coordenador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom-UnB). Um dos fundadores e integrantes da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI) e do Projeto Comunicação e Democracia no Brasil e na Alemanha (CAPES/DAAD). Foi presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM) entre 2020 e 2022, Diretor da Faculdade de Comunicação da UnB entre 2015 e 2019 e membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal entre 2001 e 2009.