Instituições parceiras

O evento é uma parceria das universidades portuguesas de Coimbra e do Minho (Braga), da Universidade Federal de Santa Catarina, do Brasil, e da Universidade de Sevilha, de Espanha.

Equipa de organização

Carlos Camponez – U. Coimbra | CECS

Carlos Camponez  (1964) é professor auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A sua investigação incide, em particular, sobre as temáticas socioprofissionais e ética do jornalismo. É investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Preside à confederação das associações de ciências da comunicação de língua e cultura portuguesas, Lusocom, e é vice-presidente da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Sopcom.

Juan Carlos Suárez Villegas – Universidad de Sevilla

Presidente da Comissão de Deontologia e Garantias do Colégio Profissional de Jornalistas da Andaluzia (2017-2024). Membro da Comissão de Arbitragem, Queixas e Deontologia do Jornalismo (2013-2017). Promotor e co-diretor da Rede Científica de Pesquisa e Transferência em Comunicação e Ciências Sociais (INTRACOM). Autor de mais de uma dúzia de livros e inúmeros artigos científicos e capítulos de livro. Realizou períodos de pesquisa nas Universidades de Oxford, Bolonha e La Sapienza. Foi Investigador Principal de dois projetos de I+D+I sobre ética na comunicação e de 5 projetos europeus de transferência de conhecimento.

Madalena Oliveira – U. Minho | CECS

Madalena Oliveira é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal). Diretora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da mesma Universidade. Diretora da revista Comunicação e Sociedade e Presidente da Sopcom, a Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Coordenou três projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia: NetStation: shaping radio for web environment (2012-2015); Políticas de comunicação e serviço público de média (2014-2016); Audire: saving sonic-based memories (2018-2022). Os seus interesses de investigação incluem rádio, linguagem sonora, podcast, arte sonora, jornalismo especializado, jornalismo radiofónico, metajornalismo e política científica.

Rogério Christofoletti – UFSC | PPGJOR

Rogério Christofoletti é professor de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, onde atua na graduação, no Mestrado e no Doutorado. Desde 1999, ele pesquisa as transformações deontológicas, laborais e tecnológicas no jornalismo. Já escreveu e editou 15 livros, e mais de 140 artigos e capítulos de livros sobre esses temas. Já liderou e desenvolveu pesquisas com financiamento de Unesco, CNPq, Capes, entre outros. É fellow do CNPq/Brasil. Faz parte da Rede Lusófona pela Qualidade da Informação (RLQI) e da Red Intracom.

Gisiela Klein – U. Coimbra | CECS

Gisiela Klein é uma estudante de doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra. Licenciada em jornalismo no Brasil, trabalhou em redações em Santa Catarina e São Paulo por 12 anos. Posteriormente, migrou para a comunicação organizacional e atuou no governo brasileiro e instituições do terceiro setor. Atualmente, conduz investigação em Portugal com foco em desinformação, esfera pública e alterações climáticas. É investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).  

João Miranda – U. Coimbra | CEIS20

João Miranda é professor auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20. Em 2019, defendeu a sua tese de doutoramento, intitulada “O papel dos jornalistas na regulação da informação: Caraterização socioprofissional, accountability e modelos de regulação em Portugal e na Europa”. Atualmente, é diretor da revista Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público. É também membro da Rede Interuniversitária de Estudos sobre Jornalistas e é coordenador do Grupo de Trabalho de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM.

Cleisyane Quintino – U. Coimbra

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra. É mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade de Brasília na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais (2021). É licenciada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (2011). Os seus principais temas de investigação são audiências jovens, consumo de conteúdos jornalísticos, podcasts jornalísticos e literacia mediática.  

Gustavo Schwabe – U. Coimbra

Gustavo Schwabe é estudante de mestrado em Jornalismo na Universidade de Coimbra. Graduado em Jornalismo no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina, atuou profissionalmente por mais de 20 anos nas áreas de televisão e internet. Foi editor-chefe em redações de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia, e também como diretor audiovisual em São Paulo.  

Denise Becker – UFSC | PPGJOR

Jornalista de ciência, tecnologia e inovação. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Jornalismo pela mesma instituição e sua dissertação foi apontada como a melhor do Brasil pela SBPJor em 2022. Pesquisadora no Observatório da Ética Jornalística (ObjETHOS).Integra o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas. Coordena o Núcleo de Apoio à Divulgação Científica – NADC junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFSC.


Instituições parceiras